Higiene Oral

A Higiene Oral é uma área da Medicina Dentária direcionada para a prevenção das doenças orais mais comuns (cáries, gengivites e periodontites), tendo como principal objetivo a manutenção de uma boa saúde oral.

Como evitar as principais doenças orais?
A única forma de evitar as principais doenças orais é visitar regularmente o dentista e/ou o Higienista oral de forma a poder prevenir ou até mesmo tratar problemas orais existentes. Em situações normais estas consultas devem ser semestrais para destartarização e controlo existência de lesões cariosas ou até mesmo doenças periodontais.

Qual a importância de uma correta higiene oral?
Uma higiene oral correta vai ajudar a prevenir as doenças orais, manter dentes e gengivas saudáveis. Tendo em conta que a boca é uma porta de entrada para todo o organismo, faz todo o sentido que se mantenha saudável para que possamos também evitar outras doenças sistémicas associadas.

Quais os conselhos que dá?
Consultas regulares com o Higienista Oral, manter uma boa higiene oral através da técnica 2x2x2:

Escovagem:
– 2 vezes por dia;
– 2 minutos de escovagem;
– 2 horas sem comer a seguir à escovagem e ás refeições principais. Mudar escova de dentes a cada 3 meses E claro, manter a dieta o mais simples, variada e equilibrada possível. Evitar comer doces, fora das horas das refeições, de preferência só à sobremesa.

Higiene Oral
Higiene Oral
Higiene oral
Higiene Oral