Implantologia

A Implantologia é opção clínica que permite uma reabilitação oral recorrendo à colocação de implantes dentários. Estes materiais são compostos por estruturas em titânio que são posicionadas no maxilar ou na mandíbula que irão substituir as raízes dos dentes naturais perdidos, funcionando como raízes artificiais. Este tipo de tratamento proporciona uma reabilitação oral que mais se aproxima da dentição natural em termos estéticos e funcionais. Os implantes dentários podem ser implementados sobre a forma de implantes unitários, pontes sobre implantes ou prótese fixa. A implantologia é um tratamento não agressivo que pode ser executado através de anestesia local semelhante a qualquer tipo de tratamento.

O que são implantes dentários?
Implantes dentários são estruturas de titânio posicionadas no maxilar superior ou inferior que irão substituir as raízes dos dentes naturais perdidos, funcionando como raízes artificiais. Estes implantes servirão depois de pilar para a colocação das futuras coroas dentárias.

Como são colocados os Implantes dentários?
Previamente ao procedimento de colocação de implantes dentários, existe uma fase de planeamento na qual são realizados exames complementares de diagnóstico, nomeadamente radiografia panorâmica dos maxilares e TAC. A fase seguinte passa pela inserção do implante. Os implantes uma vez colocados em estabelecem uma união biológica perfeitamente saudável e estável. A etapa seguinte consiste na fase de colocação das coroas definitivas sobre os pilares dos implantes.

Como saber se pode colocar Implantes dentários?
Poderá informar-se junto da nossa equipa médica que está perfeitamente habilitada a realizar o diagnóstico e a explicar-lhe as alternativas de tratamento que melhor se adequam à sua situação.

Como saber se tem osso suficiente para a colocação de Implantes dentários?
A quantidade de osso não é impeditiva para o tratamento com implantes dentários. Na maioria das situações é possível regenerar osso através de técnicas pouco invasivas, utilizando enxertos de osso do próprio paciente ou biomateriais. Após este tratamento qualquer paciente está habilitado para a colocação de tratamentos de implantologia.

Implantes dentários
Implantes dentários

Quais são as vantagens de optar por uma reabilitação com Implantes dentários?
Uma reabilitação com implantes dentários irá permitir ao paciente uma clara mudança em termos estéticos e funcionais. O que resultará numa melhora significativa da sua confiança e auto-estima. Os implantes dentários são extremamente versáteis podendo substituir um ou mais dentes em falta. Além de serem uma solução cómoda e indolor, os implantes dentários ao funcionarem como dentes naturais impedem a perda de osso e consequentemente atrasam o envelhecimento facial. A outra grande vantagem é o facto de que por serem uma solução fixa, irão acabar com os incómodos e embaraços transmitidos pelo uso das tradicionais próteses removíveis. Poderá assim mastigar, falar e sorrir com toda a segurança!

FacetasOdontopediatria