Ortodontia

A Ortodontia é a área da medicina dentária que envolve o diagnóstico, prevenção e tratamento dos problemas causados por dentes que não se articulam de uma maneira harmoniosa. Através do uso dos brackets, é aplicada uma força suave sobre os dentes levando-os a moverem-se para a posição desejada e se articulem com os oponentes.

A função principal do tratamento ortodôntico passa por restabelecer a oclusão dentária, que é fundamental para a correta mastigação e, consequentemente, a adequada nutrição e saúde bucal. Com o restabelecimento da oclusão, evitam-se problemas relativos à respiração, deglutição, fala e articulação temporomandibular (ATM).

Nas Clínicas Dentárias FA temos vários médicos ortodontistas vocacionados para os diversas tipos de tratamento ortodôntico. Visite-nos estamos em Lisboa e Vila Nova de Gaia.

Vantagens de corrigir a posição dos dentes
A correcção dos dentes pode alterar o contorno facial, melhorando assim o aspecto e a auto-imagem do paciente. Ao harmonizar os dentes, obtém-se uma melhoria da função muscular e da articulação. Os dentes apinhados são mais difíceis de higienizar estando por isso mais sujeitos a cáries, problemas gengivais e a fracturas.

Ortodontia

Quais os problemas mais comuns?

Apinhamento
Falta de espaço.

apinhamento dentes - ortodontia

 

Mordida Cruzada Lateral
Quando os dentes superiores estão por dentro dos dentes inferiores.

apinhamento dentes - ortodontia

Retrognatismo
Quando os dentes superiores se encontram salientes, ou quando o queixo está recuado.

apinhamento dentes - ortodontia

 

Prognatismo
Quando os dentes inferiores se encontram adiante dos dentes superiores.

apinhamento dentes - ortodontia

EndodontiaHigiene Oral